v. 19 n. 36 (2025): s Humanidades: Ser e Devir da Identidade Cultural (janeiro-abril de 2025)
s Humanidades: Ser e Devir da Identidade Cultural (janeiro-abril de 2025)

É com grande satisfação que a Cátedra UNESCO de Leitura e Escrita da Universidade de Matanzas, Cuba, participa deste Dossiê intitulado “As Humanidades: Ser e Devir da Identidade Cultural.” Esta compilação apresenta trabalhos reunidos nas diferentes seções da revista, refletindo a perspectiva inspirada pelo pensamento de nosso Alfonso Reyes, que disse: “Quero as humanidades como veículo natural para tudo que é autóctone.” Essa abordagem enfatiza a compreensão dos processos educativos e culturais na região, considerando os nós cognitivos e axiológicos das humanidades. Como observa Rosario Mañalich, a quem prestamos homenagem nestas páginas, destaca o papel das personalidades nos eventos histórico-culturais, a recriação de um quadro de mundo onde convergem arte, história, literatura, pensamento, educação e patrimônio, junto ao valor da comunicação imaginal.

Presentación

Bárbara Maricely Fierro Chong
21-25
Las humanidades, ser y devenir de la identidad cultural
https://doi.org/10.5281/zenodo.14014465
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14014465

Editorial

Bárbara Maricely Fierro Chong, Ángela María García Caballero
27-29
Las humanidades, ser y devenir de la identidad cultural
https://doi.org/10.5281/zenodo.14020035
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14020035

Perfiles

José Emilio Hernández Sánchez
31-36
Rosario Mañalich, maestra…
https://doi.org/10.5281/zenodo.14020083
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14020083

Artículos

Elemnia Álvarez Merino, Urbano Machado Gallardo , Eliane Yaima Velázquez Estrada
38-50
La identidad y la música local en la labor emancipadora de la mujer tunera
https://doi.org/10.5281/zenodo.14020120
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14020120
María Ysabel Navarrete Radilla
51-62
Las escuelas de educación artística un espacio para la convivencia, la creatividad y la seguridad
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027396
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027396
Romano Ponce Díaz, Iván Ávila González
63-79
La intertextualidad en la cultura visual contemporánea en los estudios visuales desde las perspectivas de Barthes, Fisher y Baudrillard
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027420
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027420
Niurka Luisa Torriente Mesa, Yuseli Pestana Llerena
80-96
El humanismo práctico en la tradición del pensamiento médico-pedagógico matancero. Necesidad en la formación médica
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027418
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027418
María de los Ángeles Sánchez Carballo, Mireya Cruz Ruiz, Araceli Huerta Chua
97-110
Competencias socioemocionales en estudiantes de bachillerato a través del aprendizaje colaborativo
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027416
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027416
Yailet Morales Delgado, Yinela Castillo Lozano, Rosa Elvira Alfonso Ramos
111-130
Política cultural y consumo cultural, su relación en la sociedad cubana contemporánea
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027414
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027414
Maira Alejandra Pulgarín Rodríguez, Erica María Ossa Taborda, José Julián Herrera Pulgarín, María José Escobar
131-153
Relaciones existentes entre prácticas educativas interculturales y la política pública etnoeducativa en contexto de ciudad
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027412
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027412
Leipzig Rodríguez Medina, Danaylis Delgado Fajardo, Zoe Domínguez Gómez, Alberto Zayas Tamayo
154-168
Diagnóstico de la internacionalización del currículo en carreras de lenguas de la Universidad de Matanzas
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027410
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027410
Arianna Oviedo Bravo, Haydeé Acosta Morales
169-183
Periodismo e historia: miradas a una producción científica necesaria desde la formación
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027408
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027408
Juan Ramón Montaño Calcines
184-195
Reinventar el papel, el sentido y el valor de las humanidades ante la agenda 2030
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027406
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027406
Ángela María García Caballero, Manuel Martín Oramas Díaz, Bárbara Maricely Fierro Chong, Tsiue Chávez Gallegos
196-210
Enseñar y aprender léxico: fundamentos desde la neuroeducación
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027404
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027404

Argumentos

Yenma Boffill Navarro
212-222
Fomento da "décima" na comunidade: olhares a partir das relações universidade-sociedade
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027503
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027503

Pinceladas regionales

Guillermo Alfredo Jiménez Pérez
224-227
Matanzas, cidade da luz
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027501
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027501

Reseñas

Juan Ramón Montaño Calcines
229-232
Educação literária: reflexões para a mudança
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027499
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027499
Edgar Borot Peraza
233-237
Rumo a uma cultura de alfabetização acadêmica universitária: conceitos e estratégias para a compreensão de textos acadêmicos
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027497
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027497
Natalia De Marinis
238-242
De emoções e suas forças transformadoras: a resistência das mulheres frente ao extrativismo
https://doi.org/10.5281/zenodo.14027402
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
ARK: https://n2t.net/ark:/47886/14027402