Fomento da "décima" na comunidade: olhares a partir das relações universidade-sociedade
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

Identidad cultural
Décima
valores
Universidad-Sociedad

Como Citar

Boffill Navarro , Y. (2025). Fomento da "décima" na comunidade: olhares a partir das relações universidade-sociedade. Entretextos, 19(36), 212–222. https://doi.org/10.5281/zenodo.14027503

ARK

https://n2t.net/ark:/47886/14027503

Resumo

A pertinência da educação em valores e a defesa das identidades culturais é uma questão inadiável para as universidades, e uma de suas vias é o fomento das tradições e valores patrimoniais, como o cultivo da décima, um elemento importante da identidade nacional. Na Universidade de Matanzas, na Filial Universitária Municipal de Limonar, desenvolve-se o Projeto Sociocultural “Décima Adentro”, a partir do qual se promove o estudo da décima como patrimônio cultural. São oferecidas ações de extensão universitária, fortalecendo a transformação social comunitária e a identidade cultural por meio da décima no contexto Universidade-Sociedade.

https://doi.org/10.5281/zenodo.14027503
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Arboleda-Aparicio, J.C. (2020). Hacia una didáctica comprensivo edificadora. En: En A. Medina Rivilla, A. de la Herrán Gascón y M. C. Domínguez Garrido (Coords.), Hacia una didáctica humanista (pp. 389-460). Madrid: REDIPE-UNED

Arboleda-Aparicio, J.C. (2022). El legado de nuestros mayores, formación y praxis pedagógica Revista Boletín Redipe. Volumen 11. No 8.

Bode-Hernández, G. (2016). Décimas rescatadas del aire y del olvido: Estudio y selección de 140 décimas cubanas improvisadas, 1940-1944. Colección La fuente viva. (Spanish Edition)

Boffill-Navarro, Y. (2022). Literatura e imnovación para la enseñanza de la décima desde la virtualidad. Universidad 2024 http://rein.umcc.cu/handle/123456789/2063

Bueno, S. (1994). Ensayos sobre cubanos. La Habana: Bolsilibros Unión. Cuba.

Carrillo, M. E. & Martínez, A. (2018). Neurodidáctica de la lengua y la literatura. Revista Iberoamericana de educación. 78(1), 149-164. OEI/CAEU https://doi.org/10.35362/rie7813243

Cedeño, J. (2012). Papel de la Extensión Universitaria en la transformación local y el desarrollo social. 12-18.Rev Hum Med vol.12 no.3 http://scielo.sld.cu/scielo.php

Chacón-Zaldívar, C.R. (2016). Estrategia de promoción de la décima escrita en Cuba: Estudio de caso del concurso Iberoamericano “El Cucalambé”. Instituto Superior de Arte. La Habana. Cuba.

De la Torre-Molina, C. (2000). Las identidades una mirada desde la psicología, p 8. Centro de Investigación y Desarrollo de la Cultura Cubana Juan Marinello. La Habana.

Díaz-Pimienta, A. (2019). Breve acercamiento a la historia de la décima y el repentismo en Cuba. Bulletin hors-série 2019 société suisse des américanistes / schweizerische amerikanisten – gesellschaft, www.alexisdiazpimienta.es.tl

Fierro-Chong, B. M. (2013). Temas de Literatura cubana. Un recorrido por su historia. Editorial Pueblo y Educación. La Habana.

Fierro-Chong, B. M. (2019). Educar desde la literatura: enraizamiento cultural para una pedagogía comprensiva. Redipe, 8(8), 83-94. https://doi.org/10.36260/rbr.v8i8.8022

Fierro-Chong, B. M., Gracía-Caballero, A., Acosta-Morales, H, & Morales de Castillo, F., (2023). Tejiendo valores en los ecosistemas educativos: apuestas para el cambio. Revista Entretextos N.o 33, https://doi.org/10.5281/zenodo.8218453

González, G. (1997). Axiología para la identidad, en: La polémica sobre la identidad. Pensar en Cuba, p 17. La Habana: Ciencias Sociales.

Guillén, N. (1980). El libro de las décimas. La Habana: Ediciones Unión. Cuba.

Guillén N. (1982). Páginas vueltas (Memorias). La Habana: Ediciones Unión. Cuba.

López-Lemus, V. (1995). La décima: Panorama breve de la décima cubana. La Habana:

Academia.

López-Lemus, V. (1997). Décima e identidad: siglos XVIII y XIX. Editorial Academia.

López-Lemus, V. (2019). Décima fiel. Santiago de Cuba: Editorial Oriente.

Pogolotti, G. (12 de 12 de 2021). Caminos de la identidad. pág. 3.En: Juventud Rebelde. http://www.cubadebate.cu/opinion/2021/12/12/caminos-de-la-identidad/

Quiles-Cabrera, M. del C., Martínez-Ezquerro, A. & Palmer, Í. (2019). Enredos de palabras: gramática y uso de la lengua en nuevos espacios de comunicación. Investigación en didáctica de la lengua. Graó.

Salabarría-Cruz, D., Medina-Echevarría, A., & Pérez-Gutiérrez, R. (2019). Fortalecimiento de la identidad cultural a través del rescate de tradiciones en la niñez. ISLAS, 61 (192): 177-190.192. https://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/1082

UNESCO (2015). Objetivos de desarrollo sostenible. Agenda 2030. Disponible en: https://es.unesco.org/themes/liderar-agenda-mundial-educacion-2030

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.