Habilidades Digitais para Pesquisa Formativa com IA: Caso Semillero de Pesquisa TECSIS
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

habilidades digitais
pesquisa formativa
IA
Semillero de Pesquisa TECSIS
caso de estudo

Como Citar

Cárdenas Espinosa, R., Jiménez Pitre, I., & Epifanía Huerta, A. (2025). Habilidades Digitais para Pesquisa Formativa com IA: Caso Semillero de Pesquisa TECSIS. Ciencia E Ingeniería, 12(1), e14533402. https://doi.org/10.5281/zenodo.14533402

ARK

https://n2t.net/ark:/60540/14533402

Resumo

Esta pesquisa explora as habilidades digitais necessárias para a formulação de projetos de pesquisa formativa utilizando ferramentas de inteligência artificial (IA) no Semillero de Pesquisa TECSIS. Utiliza-se uma metodologia qualitativa, experimental, analítica e descritiva para caracterizar essas habilidades e avaliar seu impacto na eficiência, comunicação e tomada de decisões no processo de formulação de projetos. Os resultados revelam que as habilidades digitais, especificamente operacionais, formais, informativas e estratégicas, desempenham um papel fundamental na implementação eficaz de ferramentas de inteligência artificial, como chatbots e software de processamento de linguagem natural. Esses achados estão baseados em entrevistas e grupos focais realizados com os estudantes, cujas transcrições estão incluídas como anexos para reforçar a validação dos resultados. Além disso, é desenvolvido um banco de ferramentas de IA e validado seu uso em campo, destacando a importância dessas ferramentas na inovação e vantagem competitiva dos projetos de pesquisa. A divulgação dos achados é realizada por meio de pôsteres e apresentações orais, enfatizando a necessidade de integrar habilidades digitais avançadas na formação de pesquisadores.

https://doi.org/10.5281/zenodo.14533402
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Abadi, M., Barham, P., Chen, J., Chen, Z., Davis, A., Dean, J., Devin, M., Ghemawat, S., Irving, G., Isard, M., Kudlur, M., Levenberg, J., Monga, R., Moore, S., Murray, D. G., Steiner, B., Tucker, P., Vasudevan, V., Warden, P., Wicke, M., Yu, Y. & Zheng, X. (2016). TensorFlow: A system for large-scale machine learning. 12th USENIX Symposium on Operating Systems Design and Implementation (OSDI 16), 265-283.

Allen Institute for AI. (2015). Semantic Scholar. Recuperado de https://www.semanticscholar.org

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Utilizando el análisis temático en psicología. Investigación cualitativa en psicología, 3(2), 77-101. Esta referencia es válida y ampliamente utilizada en investigación cualitativa.

Chollet, F. (2015). Keras: biblioteca de aprendizaje profundo para theano y tensorflow. Repositorio de GitHub. Esta referencia es correcta, aunque es importante tener en cuenta que Keras se encuentra en constante desarrollo y la versión citada puede no ser la más reciente.

Cloudwards. (2024). The 25 Best Online Collaboration Tools for Teams & Students 2024. Recuperado de https://www.cloudwards.net/online-collaboration-tools/

Coursera. (2023). What Are Critical Thinking Skills and Why Are They Important? Recuperado de https://www.coursera.org/learn/digitalcreativity

Durán Cuartero, M., Gutiérrez Porlán, I., & Prendes Espinosa, M. P. (2016). Análisis conceptual de modelos de competencia digital del profesorado universitario.

Ecaldima. (2022). Adaptabilidad Tecnológica: La tecnología como herramienta del cambio. Recuperado de https://ecaldima.com/adaptabilidad-tecnologica-la-tecnologia-co

ESIC. (2018). Creatividad digital: ¿cómo puedo fomentar la creación de ideas? Recuperado de https://www.esic.edu/rethink/tecnologia/creatividad-digital-puedo-fomentar-la-creacion-ideas

Gekara, V. O., Wu, S., & Xia, W. (2019). Digital Skills Deficiency and Employment Prospects: Towards a Conducive Policy Framework. International Journal of Business and Information, 14(4), 391-419.

Gleason, N. (2022). Una introducción a los chatbots impulsados por IA. Revisión de negocios de Harvard. Esta referencia es válida y relevante para el tema de chatbots de inteligencia artificial.

IA abierta. (2023). ChatGPT: Optimización de modelos de lenguaje para el diálogo. Esta referencia es válida y corresponde al modelo de lenguaje ChatGPT desarrollado por OpenAI.

iLovePDF. (2024). iLovePDF: Online PDF Tools for PDF Lovers. Recuperado de https://www.ilovepdf.com

Jenni AI. (2024). Jenni AI: Your AI Writing Assistant. Recuperado de https://jenni.ai

Litmaps. (2024). Litmaps: Your Literature Review Assistant. Recuperado de https://www.litmaps.com

Livingstone, S. (2008). Engaging with media—a matter of literacy?. Communication, culture & critique, 1(1), 51-62.

OpenAI. (2023). How ChatGPT Works. Recuperado de https://openai.com/blog/chatgpt/

Pájaro, S. (2006). NLTK: El kit de herramientas del lenguaje natural. COLING/ACL sobre sesiones de presentación interactivas. Esta referencia es válida y describe la biblioteca de procesamiento del lenguaje natural NLTK.

Paszke, A., Gross, S., Massa, F., Lerer, A., Bradbury, J., Chanan, G., Killeen, T., Lin, Z., Gimelshein, N., Antiga, L., Desmaison, A., Kopf, A., Yang, E., DeVito, Z., Raison, M., Tejani, A., Chilamkurthy, S., Steiner, B., Fang, L., Bai, J. & Chintala, S. (2019). PyTorch: una biblioteca de aprendizaje profundo de alto rendimiento y estilo imperativo. Avances en sistemas de procesamiento de información neuronal, 32. Esta referencia es válida y describe la biblioteca de aprendizaje profundo PyTorch.

Pedregosa, F., Varoquaux, G., Gramfort, A., Michel, V., Thirion, B., Grisel, O., Blondel, M., Prettenhofer, P., Weiss, R., Dubourg, V., Vanderplas, J., Passos, A., Cournapeau, D., Brucher, M., Perrot, M. & Duchesnay, E. (2011). Scikit-learn: aprendizaje automático en Python. Revista de investigación en aprendizaje automático, 12, 2825-2830. Esta referencia es válida y describe la biblioteca de aprendizaje automático Scikit-learn.

Real Instituto Elcano. (2019). Digital Security en la nueva era de transformación digital. Recuperado de https://www.realinstitutoelcano.org/analisis/digital-security-en-la-nueva-era-de-transformacion-digital/

Research Rabbit. (2023). Research Rabbit: The Most Powerful Discovery App for Researchers. Recuperado de https://researchrabbitapp.com

Rivas, M. V. S. (2023). Innovación docente y uso de las TIC en formación universitaria: una mirada desde la aplicación práctica en trabajo social. In Aplicación práctica de metodologías participativas en el aula de educación superior (pp. 41-56). Tirant Humanidades.

Smartsheet. (2023). Information Management Best Practices. Recuperado de https://www.smartsheet.com/information-management

Techopedia. (2023). What is Digital Literacy? Definition, Skills, Learning Resources. Recuperado de https://www.techopedia.com/definition/digital-literacy-digital-fluency

The Knowledge Academy. (2023). Digital Communication: Definition, Examples and its Types. Recuperado de https://www.theknowledgeacademy.com/blog/digital-communication/

van Deursen, A. J. A. M., Courtois, C., & van Dijk, J. (2010). Internet skills. Vital assets in an information society. Enschede, the Netherlands: University of Twente.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.